“Não nos faltam projetos, o foco é crescer”, Luís Machado, Stellantis &You

Criadas para comercializar as peças de origem das marcas Stellantis, as placas Distrigo Stellantis &You trabalham não só com concessionários, mas também com oficinas independentes. Atualmente, existem 35 placas Stellantis &You na Europa, sendo uma delas portuguesa. A este propósito, o Jornal das Oficinas conversou com dois dos responsáveis máximos nacionais: Luís Machado, Diretor da Unidade de Peças, e José Pinto, Diretor Comercial. Eles explicaram como este negócio se tornou um sistema completo a 360º.

Luís Machado e José Pinto receberam-nos em Famões, onde está a base e o armazém central da placa Distrigo Stellantis &You, com mais de 6.000 m². Este é um dos três armazéns da empresa, que também está presente no Porto e, mais recentemente, no Algarve. Nesta região, abriram uma filial com 550 m² para garantir melhor cobertura do mercado. Além disso, apostam fortemente na qualidade do serviço, especialmente nas entregas bi-diárias.

Atualmente, o principal objetivo da placa Distrigo Stellantis &You é afirmar-se como fornecedor 360° na distribuição de peças automóveis. Para isso, apresentam várias soluções de sustentabilidade, não só com peças usadas (B-Parts), como também com a linha de produtos reconstruídos e recondicionados SUSTAINera. A empresa fornece ainda 58 oficinas Eurorepar Car Service.

O modelo Distrigo arrancou há sete anos com a Stellantis. O armazém principal está em Famões, com dois armazéns de apoio — um no Porto e outro em Faro, no Algarve. Em termos de recursos humanos, “somos 55 pessoas, mas esperamos chegar a 60 no início de 2024. O armazém tem 21 funcionários, 12 trabalham no comércio e 11 no call center. Além disso, temos equipas de compras, marketing, apoio à atividade e uma equipa financeira”, explicou Luís Machado.

A chegada ao sul do país foi uma necessidade recente. Segundo o diretor da unidade de peças, “a zona sul mudou de uma lógica sazonal para uma dinâmica de ano inteiro. A pandemia e outros fatores alteraram a economia do Algarve. Precisávamos de proximidade, e só conseguimos desenvolver aftermarket assim. A carteira consolidada de clientes permitiu o investimento. Portanto, decidimos apostar forte, não só no armazém, mas também numa nova lógica de distribuição, diferente da anterior, com entrega dedicada e reforçada.”

Dos dois lados: Origem e Aftermarket
Como fabricante de automóveis, a Distrigo aposta tanto em peças de origem como no aftermarket. José Pinto destacou que “todo o negócio está orientado para essa situação. Muitos clientes querem comprar tudo da mesma entidade para simplificar e negociar melhor. O nosso lema é 360º, incluindo sustentabilidade e peças usadas com a B-Parts. Esse é o core business, e temos tido sucesso.”

Outra novidade recente foi a integração da marca Fiat, em julho. Luís Machado comentou que “foi um desafio unir dois gigantes com sistemas e ofertas logísticas diferentes. Quando a Stellantis propôs a distribuição conjunta das peças Fiat, já existia algum trabalho feito, mas algumas estruturas logísticas continuavam independentes, com sistemas separados para Fiat e PSA. Começámos em julho e ainda enfrentamos dificuldades, mas esperamos que nos próximos meses os sistemas fiquem 100% integrados.”

Sobre a marca própria Eurorepar, Luís Machado afirma que “já conta com 15 mil referências em mais de 40 famílias de produtos”. Além das peças, inclui uma gama de óleo, baterias de qualidade e pneus, todos com preços competitivos. Para o futuro, o desafio é que a Eurorepar seja reconhecida como marca de aftermarket para todas as marcas de automóveis. “Esse é um desafio que ainda não atingimos totalmente, mas temos tido crescimentos importantes. A inclusão de outras marcas de aftermarket beneficiará a Eurorepar. Atualmente, temos sete marcas no portfólio e prevemos ultrapassar 20 até ao final de 2024.”

Foco no crescimento
Em relação a 2023 e às expectativas para 2024, Luís Machado referiu que “o ano foi positivo, com crescimento de 25%, apesar de alguma quebra em clientes importantes. Esse crescimento deve-se, em parte, à chegada da Fiat, mas também à conquista de novos clientes e à expansão das marcas aftermarket. Para 2024, queremos consolidar a Fiat e continuar a crescer na oferta aftermarket, o que exige uma transformação das equipas. É um desafio não só recrutar novos colaboradores, mas também capacitar quem já está na origem. Além disso, temos projetos importantes nos sistemas integrados e na logística das entregas. Não nos faltam objetivos: o foco é crescer.”

Quer ficar a par de mais informações sobre a Stellantis &You? Aceda ao artigo completo na edição impressa do Jornal das Oficinas, dezembro/janeiro.